sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PROGRAMA "PAI PRESENTE"

Programa Pai Presente começa em Boa Vista


A Corregedoria Geral da Justiça do Estado deu início à primeira ação do Pai Presente em Roraima. Os primeiros atendimentos estão sendo realizados desde o dia 29 de outubro, na Escola Estadual Luiz Ritler de Lucena, localizada no bairro Nova Cidade. Até esta sexta-feira, 9, a equipe formada por profissionais da Vara da Justiça Itinerante e alunos dos cursos de Direito e Psicologia da Faculdade Cathedral atenderá os interessados.
Lançado dia 26 de outubro, o Programa visa estimular o reconhecimento da paternidade de crianças e adolescentes sem o nome do pai no registro de nascimento, em todas as escolas municipais e estaduais de Roraima.
De acordo com o assessor jurídico da Corregedoria Geral da Justiça de Roraima, Luiz Fernandes, o resultado está sendo satisfatório. "Nós tivemos uma boa procura e casos surpreendentes, como o de um pai que veio junto com a mãe registrar o seu filho. Na hora que pegamos a identidade dele, nela não constava o nome paterno. Aí ele trouxe o pai, fizemos o reconhecimento dele e depois o da criança. Agora, no registro, o filho dele vai ter até o nome do avô", contou.
O assessor também destacou a importância da participação dos estudantes durante os atendimentos, sobretudo psicológicos. “Eles estão realizando trabalhos, como palestras em sala de aula envolvendo teatro, para que os alunos se interessem”. Luiz afirmou que há muito receio por parte dos estudantes e dois pais quando se fala de Justiça, por isso o trabalho realizado antes do registro tem sido fundamental para o desenvolvimento do Programa.
Jociane Coêlho, aluna do 9º semestre de Psicologia, explicou que antes dos supostos pais optarem por efetuar, ou não, o registro, tanto eles como as mães estão sendo conscientizados sobre a importância do nome paterno para o filho e da formação de um vínculo afetivo entre ambos. “Nós tentamos sensibilizá-los sobre os benefícios deste ato para o filho, afinal o Programa é voltado para ele”, disse.
As próximas instituições a receberem o Programa serão a Escola Municipal Valdemarina Normando Matias e a Escola Estadual Fagundes Varela, de 12 a 23 de novembro. As entregas das notificações aos estudantes já foram realizadas pelos acadêmicos de Psicologia. Durante a entrega, explicações sobre os benefícios do Programa foram feitas aos alunos, para que eles não tenham receio de entregar as notificações às mães.
Comunidade
O Pai Presente não é exclusivo para os estudantes das escolas atendidas. A comunidade em geral pode participar, basta que procure uma escola onde estão sendo realizados atendimentos do Programa.
Parceiros
Além da Vara da Justiça Itinerante e das Faculdades Cathedral, são parceiros do Programa: as secretarias Municipal e Estadual de Educação, o Ministério Público Estadual (MPE/RR), a Defensoria Pública Estadual (DPE/RR) e a Associação de Notários e Registradores do Estado de Roraima (Anoreg).