sexta-feira, 2 de novembro de 2012

TRABALHO DE PSICOLOGIA SOBRE A TEORIA GESTALT


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
BACHARELADO EM DIREITO








JOSE MARIA RODRIGUES







Trabalho apresentado como parte da Disciplina Psicologia Aplicada ao Curso de Direito do 4º Semestre da Universidade Estadual de Roraima – UERR, sob a orientação da Prof.ª. Joselita Martins Peixoto







BOA VISTA - RR
2012.1

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------ 3
1.           CONCEITOS------------------------------------------------------------------- 5
2.           PRINCÍPIOS DA GESTALT---------------------------------------------- 5
3.           OS PRINCÍPIOS GESTALTISTAS DA APRENDIZAGEM----- 9
4.           GESTALTISMO--------------------------------------------------------------- 12
5.           TEORIA DA GESTALT----------------------------------------------------- 14
6.           FENÔMENO PHI (OU MOVIMENTO ESTROBOSCÓPICO)- 16
7.           LEIS REGULADORAS DA ORGANIZAÇÃO PERCEPTUAL         17
8.           APLICAÇÃO DA TEORIA DA GESTALT NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS  22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS-------------------------------------------- 23


INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar os fundamentos teóricos da gestalt, trazendo informações em forma de tópico e seus principais conceitos sobre o que Gestalt e onde são aplicados, bem como seus fundadores deste movimento. O trabalho será apresentado em grupo e explorará além da parte escrita contará com slaide explicativos que cada membro comentará didaticamente o que vem a ser cada tópico dentro da gestalt. 

Em princípio Gestalt é uma palavra alemã refere-se a um processo de dar forma, isto é, a palavra gestalt tem o significado: "(...) de uma entidade concreta, individual e característica, que existe como algo destacado e que tem uma forma ou configuração."

Dito isso, daremos uma introdução como surgiu o movimento Gestalt. A origem foi na universidade Frankfurt com: Max Wertheimer (1880-1943), [Wolfgang Köhler] (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1940). Depois de 1910. Wertheimer pôde provar experimentalmente que diferentes formas de organização perceptiva são percebidas de forma organizada e com significado distinto por cada pessoa. Como pode ser visto nas figuras do Cubo de Necker e do Vaso de Rubin, O todo é maior do que a soma das partes que o constituem. Por exemplo: uma cadeira é mais do que quatro pernas, um assento e um encosto. Uma cadeira é tudo isso, mas é mais que isso: está presente na nossa mente como um símbolo de algo distinto de seus elementos particulares.

Os testes Wertheimer demonstraram que pode ser realizada uma ilusão visual de movimento de um determinado objeto estacionário se este for mostrado em uma sucessão rápida de imagens. Assim se consegue uma impressão de continuidade e chamou este movimento percebido em sequência mais rápida fenômeno phi (o cinema é baseado nessa ilusão de movimento, a imagem percebida em movimento na realidade são conjuntos de imagens fixas (Frames) projetadas na tela durantesegundo). 

Portanto, de acordo com a teoria gestáltica, não se pode ter conhecimento do todo por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes: "(...) "A+B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias".

1.            CONCEITOS

Os Conceitos relacionados à Gestalt estão relacionados aos fenômenos Phi[1], figura e fundo. Desta maneira em termos gerais, Gestalt é o conjunto de entidades físicas, biológicas, fisiológicas ou simbólicas que juntas formam um todo, ou seja, o padrão ou configuração unificado que é maior que a soma de suas partes. O conceito de psicologia da Gestalt é um movimento que atua na área da teoria da forma. Como por exemplo, o design utiliza as leis da Gestalt o tempo todo, muitas vezes até de forma inconsciente. Ele ajuda as pessoas a assimilarem informações e entenderem as mensagens que são passadas.

Gestalt pode ser expressa da seguinte forma, escreveu Max Wertheimer. “Existem conjuntos, o comportamento dos quais não são determinados por seus elementos individuais, mas onde o processo da parte são determinadas pela natureza intrínseca do todo. É o objetivo da Gestalt de determinar a natureza de tais conjuntos”.

Este conceito está baseado no critério da transponibilidade, independentemente dos elementos que compõem determinado objeto, a forma é que sobressai por: as letras r, o, s, a não constituem apenas uma palavra em nossas mentes evocam a imagem da flor, seu cheiro e simbolismo - propriedades não exatamente relacionadas às letras.

Assim, existem fundamentos básicos da Gestalt - muito usado hoje em dia em profissões como design, arquitetura, etc - são: Continuidade, Segregação, Semelhança, Unidade, Proximidade, Pregnância e Fechamento[2].

2.         PRINCÍPIOS DA GESTALT

Os Princípios da Gestalt sobre a Organização Perceptual basicamente são[3]:

a.        Wertheimer apresentou os princípios de organização perceptual da escola de psicologia da Gestalt em um artigo publicado em 1923.
b.        Esses princípios da Gestalt seriam as regras fundamentais por meio das quais organizamos nosso universo perceptual.
c.         Uma premissa básica estabelece que a organização perceptual ocorre instantaneamente, sempre que percebemos diversos padrões ou formatos.
d.        A organização perceptual é espontânea e inevitável, sempre que vemos ou ouvimos.
e.        Normalmente, não precisamos aprender a formar padrões, como afirmavam os associacionistas, embora algumas percepções de nível superior, como nomear os objetos, dependam da aprendizagem.

De acordo com a teoria da Gestalt, o cérebro é um sistema dinâmico em que todos os elementos ativos interagem em determinado momento. A área visual do cérebro não responde separadamente aos elementos individuais do estímulo visual, conectando-os mediante algum processo mecânico de associação. Ao contrário, os elementos similares, ou bem próximos, tendem a se combinar, e os elementos diferentes ou distantes, a não se combinar.

Princípios da organização da Percepção são:

1.        Proximidade. 

As partes bem próximas umas das outras no tempo e no espaço parecem unidas e tendem a ser percebidas juntas.

2.        Continuidade.

Há uma tendência de a nossa percepção seguir uma direção para conectar os elementos de modo que eles pareçam contínuos ou fluir em uma direção específica. Na figura, a tendência é seguir as colunas com pequenos triângulos de cima para baixo.

3.        Semelhança.

As partes similares tendem a ser vistas juntas, formando um grupo. Na figura, os círculos e os pontos parecem juntos, e a tendência é perceber fileiras de círculos e de pontos em vez de colunas.

4.        Preenchimento.

Há uma tendência da nossa percepção em completar as figuras incompletas, de preencher as lacunas.

5.        Simplicidade.

Há uma tendência de vermos a figura como tendo boa qualidade sob as condições de estímulos; a psicologia da Gestalt chama essa característica de prägnaz ou boa forma. Uma boa Gestalt é simétrica, simples e estável, e não pode ser mais simples nem mais organizada. 

6.        Figura/fundo.

Há uma tendência de organizar as percepções do objeto (a figura) sendo visto e do fundo (a base) sobre o qual ele aparece. A figura parece mais substancial e parece destacar-se do fundo. Na figura, a figura e a base são reversíveis; é possível ver dois rostos ou um vaso, dependendo de como a percepção é organizada.

Esses princípios de organização não dependem dos processos mentais superiores nem de experiências passadas, mas estão presentes nos próprios estímulos. 

No entanto, em geral, os psicólogos da Gestalt concentram-se mais nos fatores periféricos da organização perceptual do que nos efeitos da aprendizagem ou da experiência.

3.         OS PRINCÍPIOS GESTALTISTAS DA APRENDIZAGEM

Como já falamos a Gestalt revolucionou com seus princípios sobre a Organização Perceptual, Wertheimer (1923), alegava que:

“(...) percebemos os objetos do mesmo modo que observamos o movimento aparente, como unidades completas e não como agrupamentos de sensações individuais. (D. P. Schultz e S. Ellen Schultz, p. 327)”.

Vimos que a percepção foi o primeiro foco dos psicólogos da Gestalt. Eles assumiram a posição de que a aprendizagem desempenha um papel principalmente nos processos perceptivos de nível superior. Algumas das experiências mais significativas na história da psicologia são as concebidas por Kôhler para estudar a aprendizagem, especificamente a solução de problemas por macacos.

A concepção gestaltista da aprendizagem está expressa na pesquisa de Kõhler sobre a mentalidade dos macacos e no trabalho de Wertheimer sobre o pensamento produtivo em seres humanos.

Wolfgang Köhler fez estudos na Gestalt relacionando à aprendizagem, mais especificamente o insight[4] e a mentalidade dos macacos, no Tenerife (1913 a 1920), analisando Chimpanzés tentarem utilizar varas para pegar frutas que estavam longe de seus alcances, Köhler “acreditava que a resolução de problemas estava relacionada com a reestruturação de campo perceptual[5].”. 

Observemos os exemplos a seguir:

É possível traçarmos um paralelo entre a Gestalt e o Ensino e Aprendizagem, pois os métodos gestalticos implicam na maneira em que um indivíduo se comporta diante uma situação, esta maneira muda conforme a organização do problema muda; este tipo de análise é muito importante para se compreender cognitivamente o ser humano, suas capacidades, ou seja, o que o influencia para finalizar uma atividade. Observando seus conhecimentos intrínsecos e extrínsecos como um todo.

Desde o início, os psicólogos da Gestalt se opuseram à concepção da aprendizagem por tentativa e erro de Thorndike, bem como à de estímulo-resposta (E-R) de Watson. Os gestaltistas acreditavam que sua crítica coerente às teorias da aprendizagem associacionista e por estimulo-resposta constituía uma contribuição significativa ao desenvolvimento da psicologia. 

Para a Gestalt o "todo é maior do que a soma de suas partes" , isto é, o que é aprendido é mais do que a soma das respostas que possa ocorrer. Não se trata de uma tentativa cega ou mera repetição de comportamentos anteriores, mas, sim, uma busca inteligente, envolvendo a seleção das respostas bem sucedidas, para chegar à solução que no caso é a aprendizagem.

Neste estudo, percebe-se que a Gestalt determina as condições de uma melhor estrutura na percepção e nas leis de sua transformação que refere à participação do sujeito e do objeto na significação da aprendizagem. A importância da percepção dentro do processo da aprendizagem é que não consiste numa simples aquisição de respostas mecânicas ou num simples resultado de ensaio e erro, mas sim num processo ativo, inteligente e global de ensino e aprendizagem.

A psicologia da Gestalt influenciou os estudos e práticas em vários campos da atividade humana, como as artes plásticas, a arquitetura, o desenho industrial e o design gráfico. Trouxe também relevantes colaborações aos estudos da linguagem, da aprendizagem, da memória e do comportamento social, e foi importante para a inclusão do debate psicológico no interior da disciplina estética e para a psicologia e da filosofia da arte desenvolvida no século XX.

4.         GESTALTISMO

Surgiu no início do século XX.A psicologia do século XIX procurava determinar leis de associação deelementos isolados. Fenômenos mentais complexos eram explicados pela simples associação de elementos. O mecanismo da associação era utilizado para construir objetos ou fatos mais ou menos organizados a partir de sensações elementares.

A psicologia da Gestalt considerava que a forma todo é o dado primeiro, percebemos todos organizados, estruturas, conjuntos e não estímulos somados para formar o todo. Christian Von Ehrenfels, precursor do movimento gestaltista, publicou em1890, um trabalho sobre as qualidades da forma, destacando duas propriedades básicas:

ü   Totalidade – Percebemos estruturas organizadas e não elementos isolados.

ü   Transponibilidade – Se todas as partes que compõem uma forma forem modificadas, sendo mantidas constantes as relações entre as partes, perceberemos a mesma forma.

ü   Ehrenfels foi criticado pelos psicólogos gestaltistas ao afirmar que o “todo” era algo a mais que a soma de suas partes. Segundo eles o “todo” é algo diferente da soma das partes constitutivas.

ü   O “todo” não é mais um elemento que se adiciona. Suas propriedades são emergentes, não existindo nas partes, mas sim no “todo”, estas propriedades decorrem das relações estabelecidas entre suas partes constitutivas e cada parte depende das demais, não podendo ser o que é a não ser em relação com elas.

5.         TEORIA DA GESTALT

A teoria da Gestalt, formulada por M. Wertheimer, W. Kolher e K. Kofka, baseia-se na noção de forma ou estrutura gestalt, compreendida como um todo significativo. Mas, o que venha ser esta teoria? O gestaltismo é uma corrente que defende que os fenômenos são percepcionados na sua totalidade, ou seja, sem haver uma dissociação dos seus elementos contextuais. “O todo é diferente da soma das partes”, é a expressão que caracteriza esta teoria de origem alemã.

A psicologia da Gestalt surgiu como uma forma de protesto contra a psicologia de Wundt, que tinha como base os elementos sensoriais e não valorizava a consciência. Os psicólogos da Gestalt acreditavam no valor desta última e rejeitavam a redução dos fenómenos a átomos/elementos, defendendo que um objeto não é um pacote de sensações não podendo ser, por isso, reduzido às mesmas. Defendiam que a percepção está para além dos elementos fornecidos pelos órgãos sensoriais.

Esta teoria psicológica da Gestalt desenvolveu-se através de um estudo de pesquisa elaborado por Max Wertheimer, que acreditava que um fenómeno verificado em laboratório é tão elementar quanto uma sensação ou conjunto de sensações, porém, é diferente de uma sensação, pois existe como é percebido e dispensa qualquer tipo de redução a elementos mais simples – fenómeno phi. Wertheimer argumentava que os objetos são percebidos do mesmo modo que é observado o movimento aparente, como unidades completas.

Ao percepcionarmos diversos padrões e formatos ocorre instantaneamente uma organização perceptual. Segundo esta teoria, o cérebro é um sistema dinâmico no qual ocorre uma interação entre os elementos ativos, em determinado momento. São vários os princípios de organização perceptual defendidos pela Gestalt, tais como: proximidade, continuidade, semelhança, preenchimento, simplicidade e figura/fundo. Estes mesmos princípios de organização encontram-se nos próprios estímulos e não em processos mentais superiores nem de experiências passadas. Wetheimer defendeu também que a atividade cerebral é um processo integral de configuração, ou seja, existe uma correspondência entre as experiências consciente e cerebral subjacente, que é responsável pelo fenómeno phi – isomorfismo. 

Por fim, Lewin sugeriu também a existência de estado de equilíbrio entre o indivíduo e o ambiente. Uma alteração nesse equilíbrio produz uma certa tensão que, por sua vez, gera alguma ação num esforço para aliviar a tensão e voltar a restabelecer o equilíbrio.
A teoria da Gestalt influenciou e deixou marca em trabalhos desenvolvidos na área da psicologia como: da percepção, da aprendizagem, do pensamento, da personalidade da psicologia social e da motivação.

6.         FENÔMENO PHI (OU MOVIMENTO ESTROBOSCÓPICO)

O fenômeno PHI, teve inicio com trabalho publicado pelos Gestaltistas (Wertheimer – 1912) e tinha principalmente a concepção de movimento percebido e figura de fundo:

a)        Movimento percebido a partir da apresentação de uma sequência deestímulos estacionários em uma velocidade “ótima”.
b)        Denominado pela Física como movimento aparente.

6.1      FIGURA E FUNDO

Segundo Edgard Rubin, dinamarquês, não vinculado a Escola Gestaltista, a apreensão do campo perceptivo é organizada em figura e fundo. Rubin afirmava:

a)        Só a figura possui forma, sendo o fundo desprovido dela.
b)        As linhas de contorno que delimitam o componente figural do resto do campo são percebidas pertencendo à figura e não ao fundo.
c)        O fundo parece continuar por trás da figura, não se interrompendo ou perdendo sua unidade.
d)        A figura é percebida em plano mais próximo ao preceptor do que o fundo.
e)        A figura é o componente perceptivo mais privilegiado, pois é a parte mais bem vista e dotada de maior condição de estabilidade.
f)         As diferenças perceptíveis (falhas) são menores quando produzidas sobre o fundo do que quando manifestadas sobre a figura.

7.         LEIS REGULADORAS DA ORGANIZAÇÃO PERCEPTUAL

A regulamentação da organização perceptual iniciou com o trabalho publicado por Max Wertheimer em 1923 no qual destaca a importância do agrupamento espontâneo que ocorre nos campos perceptuais. O Fator de organização perceptual básico:

Boa forma ou Pregnância

- Fechamento
- Simetria
- Boa continuidade
- Destino comum
- Proximidade
- Semelhança
- Movimento

Dito isso falaremos o que vem a ser em todos os pontos[6]:

7.1      Boa Forma ou Pregnância

- Tendência à realização de uma estrutura tão simples, tão regular, tão equilibrada, quanto permitam as condições existentes.

- A organização de “todo” será tão boa quanto possibilitem as condições existentes no momento.

- Formas geométricas simples são formas fortes, se impõem à percepção.

- O círculo é a melhor forma de acordo com as leis da organização perceptiva.

- É econômica (fisiologia), requer menor gasto de energia para ser percebida.

7.2      Fechamento

Tendência ao completamento ou fechamento de formas incompletas, alcançando assim maior grau de estabilidade e regularidade.

7.3      Simetria

Tendência a organizarmos perceptualmente os estímulos de modo aobtermos estruturas simétricas.Formas simétricas são mais equilibradas.

7.4      Continuidade

Tendência a se agrupar os componentes que permitam a continuidade de uma linha (reta ou curva) ou de um movimento (continuação natural).

7.5      Destino comum

Objetos que se deslocam numa mesma direção (ou no mesmo sentido) e com a mesma velocidade, são percebidos como um conjunto unificado.

7.6      Proximidade

A proximidade entre os estímulos é indispensável para percebê-los como componentes de um conjunto unificado.

Gestalt forte – Conjunto caracterizado por intensa interdependência de seus componentes e elevado grau de coesão.

Gestalt fraca – Conjunto caracterizado por menor interdependência de seus componentes e grau de coesão.

7.7      Semelhança

Estímulos semelhantes tendem a ser percebidos como grupo.

7.8      Movimento (ou contraste)

Num campo de estímulos inertes, a presença de um estímulo em movimento (condição de contraste) faz com que tal estímulo destaque-se como figura.

8.         APLICAÇÃO DA TEORIA DA GESTALT NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Segundo Wertheimer alguns indivíduos são capazes de subitamente encontrar a solução de um problema devido a uma nova maneira de organizar campo perceptual.

DETOUR (rodeio, desvio, contorno) – è o afastamento físico em relação auma meta e sua solução caracteriza o comportamento inteligente do animal.

INSIGHT – Discernimento súbito da solução de um problema, a partir deuma nova apreensão dos componentes e das relações significativas do campo.

A flexibilidade perceptiva constitui-se o fundamento do insight.

8.1       Bom e Mau acerto

Os Gestaltistas classificam os acertos como bons ou maus em função do tipo de processo que conduziu ao acerto.

Bom acerto – Não é dado pelo fato da resposta corresponder àquela tida como certa e esperada. Implica m domínio cognitivo na estratégia de solução da situação problema.

Mau acerto – Resposta tida como certa e esperada resulta do acaso memorização automatizada. Reprodução mecânica do conteúdo memorizado.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS

FUKUI, L. Família: conceitos, transformações nas últimas décadas e paradigmas. In: PALMAe SILVA, L. A.; STANISCI, S. A.; BACCHETTO, S. (orgs) Famílias: aspectos conceituais equestões metodológicas em projetos. Brasília: MPAS/SAS. São Paulo: FUNDAP, 1998.

PENNA, Antônio Gomes. Introdução ao Gestaltismo. Rio de Janeiro: Imago,2000.

PESTANA, Emanuel e Ana Páscoa, Dicionário Breve de Psicologia, Editorial Presença, 2.ª Edição

SCHULTZ, Duane P. e Sydney Schultz, História da Psicologia Moderna, THOMSON, Tradução da 8.ª edição norte-americana.

www.linguagemvisual.com.br/gestalt.php





[1] Dissertaremos adiante sobre o que é Phi.

[2] Ver slide com as figura presentada cada tópico

[3] Os slide com as figuras exemplificam cada princípio

[4] Isingth substantivo masculino

1 clareza súbita na mente, no intelecto de um indivíduo; iluminação, estalo, luz

2 Rubrica: psicologia. compreensão ou solução de um problema pela súbita captação mental dos elementos e relações adequados

3 Rubrica: psicologia. nova reação que aparece subitamente, não baseada em experiências anteriores, segundo as teorias da Gestalt

[5] ver slide

[6] Figura do site: http://mundoedesign.blogspot.com.br/2009/10/leis-da-gestalt.html<acessado dia 07/10/2012>

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