UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
BACHARELADO EM DIREITO
BACHARELADO EM DIREITO
JOSE MARIA RODRIGUES
Trabalho apresentado como parte
da Disciplina Psicologia Aplicada ao Curso de Direito do 4º Semestre da
Universidade Estadual de Roraima – UERR, sob a orientação da Prof.ª. Joselita
Martins Peixoto
BOA VISTA - RR
2012.1
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------
3
1.
CONCEITOS-------------------------------------------------------------------
5
2.
PRINCÍPIOS DA GESTALT---------------------------------------------- 5
3.
OS PRINCÍPIOS GESTALTISTAS DA APRENDIZAGEM----- 9
4.
GESTALTISMO---------------------------------------------------------------
12
5.
TEORIA DA GESTALT----------------------------------------------------- 14
6.
FENÔMENO PHI (OU MOVIMENTO ESTROBOSCÓPICO)- 16
7.
LEIS REGULADORAS DA ORGANIZAÇÃO PERCEPTUAL
17
8.
APLICAÇÃO DA TEORIA DA GESTALT NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 22
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFIAS-------------------------------------------- 23
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é
apresentar os fundamentos teóricos da gestalt, trazendo informações em forma de
tópico e seus principais conceitos sobre o que Gestalt e onde são aplicados,
bem como seus fundadores deste movimento. O trabalho será apresentado em grupo
e explorará além da parte escrita contará com slaide explicativos que cada
membro comentará didaticamente o que vem a ser cada tópico dentro da gestalt.
Em princípio Gestalt é uma
palavra alemã refere-se a um processo de dar forma, isto é, a palavra gestalt
tem o significado: "(...) de uma entidade concreta, individual e
característica, que existe como algo destacado e que tem uma forma ou
configuração."
Dito isso, daremos uma introdução
como surgiu o movimento Gestalt. A origem foi na universidade Frankfurt com:
Max Wertheimer (1880-1943), [Wolfgang Köhler] (1887-1967) e Kurt Koffka
(1886-1940). Depois de 1910. Wertheimer pôde provar experimentalmente que
diferentes formas de organização perceptiva são percebidas de forma organizada
e com significado distinto por cada pessoa. Como pode ser visto nas figuras do
Cubo de Necker e do Vaso de Rubin, O todo é maior do que a soma das partes que
o constituem. Por exemplo: uma cadeira é mais do que quatro pernas, um assento
e um encosto. Uma cadeira é tudo isso, mas é mais que isso: está presente na
nossa mente como um símbolo de algo distinto de seus elementos particulares.
Os testes Wertheimer demonstraram
que pode ser realizada uma ilusão visual de movimento de um determinado objeto
estacionário se este for mostrado em uma sucessão rápida de imagens. Assim se
consegue uma impressão de continuidade e chamou este movimento percebido em
sequência mais rápida fenômeno phi (o cinema é baseado nessa ilusão de
movimento, a imagem percebida em movimento na realidade são conjuntos de
imagens fixas (Frames) projetadas na tela durantesegundo).
Portanto, de acordo com a teoria
gestáltica, não se pode ter conhecimento do todo por meio de suas partes, pois
o todo é maior que a soma de suas partes: "(...) "A+B" não é
simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que
possui características próprias".
1.
CONCEITOS
Os Conceitos relacionados à
Gestalt estão relacionados aos fenômenos Phi[1],
figura e fundo. Desta maneira em termos gerais, Gestalt é o conjunto de
entidades físicas, biológicas, fisiológicas ou simbólicas que juntas formam um
todo, ou seja, o padrão ou configuração unificado que é maior que a soma de
suas partes. O conceito de psicologia da Gestalt é um movimento que atua na
área da teoria da forma. Como por exemplo, o design utiliza as leis da Gestalt
o tempo todo, muitas vezes até de forma inconsciente. Ele ajuda as pessoas a
assimilarem informações e entenderem as mensagens que são passadas.
Gestalt pode ser expressa da
seguinte forma, escreveu Max Wertheimer. “Existem conjuntos, o comportamento
dos quais não são determinados por seus elementos individuais, mas onde o
processo da parte são determinadas pela natureza intrínseca do todo. É o
objetivo da Gestalt de determinar a natureza de tais conjuntos”.
Este conceito está baseado no
critério da transponibilidade, independentemente dos elementos que compõem
determinado objeto, a forma é que sobressai por: as letras r, o, s, a não
constituem apenas uma palavra em nossas mentes evocam a imagem da flor, seu
cheiro e simbolismo - propriedades não exatamente relacionadas às letras.
Assim, existem fundamentos
básicos da Gestalt - muito usado hoje em dia em profissões como design,
arquitetura, etc - são: Continuidade, Segregação, Semelhança, Unidade,
Proximidade, Pregnância e Fechamento[2].
2. PRINCÍPIOS
DA GESTALT
Os Princípios da Gestalt sobre a
Organização Perceptual basicamente são[3]:
a.
Wertheimer apresentou os princípios de organização perceptual da escola de psicologia
da Gestalt em um artigo publicado em 1923.
b.
Esses princípios da Gestalt seriam as regras fundamentais por meio das quais
organizamos nosso universo perceptual.
c.
Uma premissa básica estabelece que a organização perceptual ocorre
instantaneamente, sempre que percebemos diversos padrões ou formatos.
d.
A organização perceptual é espontânea e inevitável, sempre que vemos ou
ouvimos.
e.
Normalmente, não precisamos aprender a formar padrões, como afirmavam os
associacionistas, embora algumas percepções de nível superior, como nomear os
objetos, dependam da aprendizagem.
De acordo com a teoria da
Gestalt, o cérebro é um sistema dinâmico em que todos os elementos ativos
interagem em determinado momento. A área visual do cérebro não responde
separadamente aos elementos individuais do estímulo visual, conectando-os
mediante algum processo mecânico de associação. Ao contrário, os elementos
similares, ou bem próximos, tendem a se combinar, e os elementos diferentes ou
distantes, a não se combinar.
Princípios da organização da Percepção são:
1.
Proximidade.
As partes bem próximas umas das
outras no tempo e no espaço parecem unidas e tendem a ser percebidas juntas.
2.
Continuidade.
Há uma tendência de a nossa percepção
seguir uma direção para conectar os elementos de modo que eles pareçam
contínuos ou fluir em uma direção específica. Na figura, a tendência é seguir
as colunas com pequenos triângulos de cima para baixo.
3.
Semelhança.
As partes similares tendem a ser
vistas juntas, formando um grupo. Na figura, os círculos e os pontos parecem
juntos, e a tendência é perceber fileiras de círculos e de pontos em vez de
colunas.
4.
Preenchimento.
Há uma tendência da nossa
percepção em completar as figuras incompletas, de preencher as lacunas.
5.
Simplicidade.
Há uma tendência de vermos a
figura como tendo boa qualidade sob as condições de estímulos; a psicologia da
Gestalt chama essa característica de prägnaz ou boa forma. Uma boa Gestalt é
simétrica, simples e estável, e não pode ser mais simples nem mais organizada.
6.
Figura/fundo.
Há uma tendência de organizar as
percepções do objeto (a figura) sendo visto e do fundo (a base) sobre o qual
ele aparece. A figura parece mais substancial e parece destacar-se do fundo. Na
figura, a figura e a base são reversíveis; é possível ver dois rostos ou um
vaso, dependendo de como a percepção é organizada.
Esses princípios de organização não
dependem dos processos mentais superiores nem de experiências passadas, mas
estão presentes nos próprios estímulos.
No entanto, em geral, os
psicólogos da Gestalt concentram-se mais nos fatores periféricos da organização
perceptual do que nos efeitos da aprendizagem ou da experiência.
3. OS
PRINCÍPIOS GESTALTISTAS DA APRENDIZAGEM
Como já falamos a Gestalt
revolucionou com seus princípios sobre a Organização Perceptual, Wertheimer
(1923), alegava que:
“(...) percebemos os objetos do
mesmo modo que observamos o movimento aparente, como unidades completas e não
como agrupamentos de sensações individuais. (D. P. Schultz e S. Ellen Schultz,
p. 327)”.
Vimos que a percepção foi o
primeiro foco dos psicólogos da Gestalt. Eles assumiram a posição de que a
aprendizagem desempenha um papel principalmente nos processos perceptivos de
nível superior. Algumas das experiências mais significativas na história da
psicologia são as concebidas por Kôhler para estudar a aprendizagem,
especificamente a solução de problemas por macacos.
A concepção gestaltista da
aprendizagem está expressa na pesquisa de Kõhler sobre a mentalidade dos
macacos e no trabalho de Wertheimer sobre o pensamento produtivo em seres
humanos.
Wolfgang Köhler fez estudos na
Gestalt relacionando à aprendizagem, mais especificamente o insight[4]
e a mentalidade dos macacos, no Tenerife (1913 a 1920), analisando Chimpanzés
tentarem utilizar varas para pegar frutas que estavam longe de seus alcances,
Köhler “acreditava que a resolução de problemas estava relacionada com a
reestruturação de campo perceptual[5].”.
Observemos os exemplos a seguir:
É possível traçarmos um paralelo
entre a Gestalt e o Ensino e Aprendizagem, pois os métodos gestalticos implicam
na maneira em que um indivíduo se comporta diante uma situação, esta maneira
muda conforme a organização do problema muda; este tipo de análise é muito
importante para se compreender cognitivamente o ser humano, suas capacidades,
ou seja, o que o influencia para finalizar uma atividade. Observando seus
conhecimentos intrínsecos e extrínsecos como um todo.
Desde o início, os psicólogos da
Gestalt se opuseram à concepção da aprendizagem por tentativa e erro de
Thorndike, bem como à de estímulo-resposta (E-R) de Watson. Os gestaltistas
acreditavam que sua crítica coerente às teorias da aprendizagem associacionista
e por estimulo-resposta constituía uma contribuição significativa ao
desenvolvimento da psicologia.
Para a Gestalt o "todo é
maior do que a soma de suas partes" , isto é, o que é aprendido é mais do
que a soma das respostas que possa ocorrer. Não se trata de uma tentativa cega
ou mera repetição de comportamentos anteriores, mas, sim, uma busca
inteligente, envolvendo a seleção das respostas bem sucedidas, para chegar à
solução que no caso é a aprendizagem.
Neste estudo, percebe-se que a
Gestalt determina as condições de uma melhor estrutura na percepção e nas leis
de sua transformação que refere à participação do sujeito e do objeto na
significação da aprendizagem. A importância da percepção dentro do processo da
aprendizagem é que não consiste numa simples aquisição de respostas mecânicas
ou num simples resultado de ensaio e erro, mas sim num processo ativo,
inteligente e global de ensino e aprendizagem.
A psicologia da Gestalt
influenciou os estudos e práticas em vários campos da atividade humana, como as
artes plásticas, a arquitetura, o desenho industrial e o design gráfico. Trouxe
também relevantes colaborações aos estudos da linguagem, da aprendizagem, da
memória e do comportamento social, e foi importante para a inclusão do debate
psicológico no interior da disciplina estética e para a psicologia e da
filosofia da arte desenvolvida no século XX.
4. GESTALTISMO
Surgiu no início do século XX.A
psicologia do século XIX procurava determinar leis de associação deelementos
isolados. Fenômenos mentais complexos eram explicados pela simples associação
de elementos. O mecanismo da associação era utilizado para construir objetos ou
fatos mais ou menos organizados a partir de sensações elementares.
A psicologia da Gestalt considerava que a forma
todo é o dado primeiro, percebemos todos organizados, estruturas, conjuntos e
não estímulos somados para formar o todo. Christian Von Ehrenfels, precursor do
movimento gestaltista, publicou em1890, um trabalho sobre as qualidades da
forma, destacando duas propriedades básicas:
ü Totalidade –
Percebemos estruturas organizadas e não elementos isolados.
ü Transponibilidade –
Se todas as partes que compõem uma forma forem modificadas, sendo mantidas
constantes as relações entre as partes, perceberemos a mesma forma.
ü Ehrenfels foi
criticado pelos psicólogos gestaltistas ao afirmar que o “todo” era algo a mais
que a soma de suas partes. Segundo eles o “todo” é algo diferente da soma das
partes constitutivas.
ü O “todo” não é mais
um elemento que se adiciona. Suas propriedades são emergentes, não existindo
nas partes, mas sim no “todo”, estas propriedades decorrem das relações
estabelecidas entre suas partes constitutivas e cada parte depende das demais,
não podendo ser o que é a não ser em relação com elas.
5. TEORIA
DA GESTALT
A teoria da Gestalt, formulada
por M. Wertheimer, W. Kolher e K. Kofka, baseia-se na noção de forma ou
estrutura gestalt, compreendida como um todo significativo. Mas, o que venha
ser esta teoria? O gestaltismo é uma corrente que defende que os fenômenos são
percepcionados na sua totalidade, ou seja, sem haver uma dissociação dos seus
elementos contextuais. “O todo é diferente da soma das partes”, é a expressão
que caracteriza esta teoria de origem alemã.
A psicologia da Gestalt surgiu
como uma forma de protesto contra a psicologia de Wundt, que tinha como base os
elementos sensoriais e não valorizava a consciência. Os psicólogos da Gestalt
acreditavam no valor desta última e rejeitavam a redução dos fenómenos a
átomos/elementos, defendendo que um objeto não é um pacote de sensações não
podendo ser, por isso, reduzido às mesmas. Defendiam que a percepção está para
além dos elementos fornecidos pelos órgãos sensoriais.
Esta teoria psicológica da
Gestalt desenvolveu-se através de um estudo de pesquisa elaborado por Max
Wertheimer, que acreditava que um fenómeno verificado em laboratório é tão
elementar quanto uma sensação ou conjunto de sensações, porém, é diferente de
uma sensação, pois existe como é percebido e dispensa qualquer tipo de redução
a elementos mais simples – fenómeno phi. Wertheimer argumentava que os objetos
são percebidos do mesmo modo que é observado o movimento aparente, como
unidades completas.
Ao percepcionarmos diversos
padrões e formatos ocorre instantaneamente uma organização perceptual. Segundo
esta teoria, o cérebro é um sistema dinâmico no qual ocorre uma interação entre
os elementos ativos, em determinado momento. São vários os princípios de
organização perceptual defendidos pela Gestalt, tais como: proximidade,
continuidade, semelhança, preenchimento, simplicidade e figura/fundo. Estes
mesmos princípios de organização encontram-se nos próprios estímulos e não em
processos mentais superiores nem de experiências passadas. Wetheimer defendeu também
que a atividade cerebral é um processo integral de configuração, ou seja,
existe uma correspondência entre as experiências consciente e cerebral
subjacente, que é responsável pelo fenómeno phi – isomorfismo.
Por fim, Lewin sugeriu também a
existência de estado de equilíbrio entre o indivíduo e o ambiente. Uma
alteração nesse equilíbrio produz uma certa tensão que, por sua vez, gera
alguma ação num esforço para aliviar a tensão e voltar a restabelecer o
equilíbrio.
A teoria da Gestalt influenciou e
deixou marca em trabalhos desenvolvidos na área da psicologia como: da
percepção, da aprendizagem, do pensamento, da personalidade da psicologia
social e da motivação.
6. FENÔMENO
PHI (OU MOVIMENTO ESTROBOSCÓPICO)
O fenômeno PHI, teve inicio com
trabalho publicado pelos Gestaltistas (Wertheimer – 1912) e tinha
principalmente a concepção de movimento percebido e figura de fundo:
a)
Movimento percebido a partir da apresentação de uma sequência deestímulos estacionários
em uma velocidade “ótima”.
b)
Denominado pela Física como movimento aparente.
6.1 FIGURA
E FUNDO
Segundo Edgard Rubin,
dinamarquês, não vinculado a Escola Gestaltista, a apreensão do campo
perceptivo é organizada em figura e fundo. Rubin afirmava:
a)
Só a figura possui forma, sendo o fundo desprovido dela.
b)
As linhas de contorno que delimitam o componente figural do resto do campo são
percebidas pertencendo à figura e não ao fundo.
c)
O fundo parece continuar por trás da figura, não se interrompendo ou perdendo
sua unidade.
d)
A figura é percebida em plano mais próximo ao preceptor do que o fundo.
e)
A figura é o componente perceptivo mais privilegiado, pois é a parte mais bem
vista e dotada de maior condição de estabilidade.
f)
As diferenças perceptíveis (falhas) são menores quando produzidas sobre o fundo
do que quando manifestadas sobre a figura.
7. LEIS
REGULADORAS DA ORGANIZAÇÃO PERCEPTUAL
A regulamentação da organização
perceptual iniciou com o trabalho publicado por Max Wertheimer em 1923 no qual
destaca a importância do agrupamento espontâneo que ocorre nos campos
perceptuais. O Fator de organização perceptual básico:
Boa forma ou Pregnância
- Fechamento
- Simetria
- Boa continuidade
- Destino comum
- Proximidade
- Semelhança
- Movimento
Dito isso falaremos o que vem a
ser em todos os pontos[6]:
7.1 Boa
Forma ou Pregnância
- Tendência à realização de uma
estrutura tão simples, tão regular, tão equilibrada, quanto permitam as
condições existentes.
- A organização de “todo” será
tão boa quanto possibilitem as condições existentes no momento.
- Formas geométricas simples são
formas fortes, se impõem à percepção.
- O círculo é a melhor forma de
acordo com as leis da organização perceptiva.
- É econômica (fisiologia),
requer menor gasto de energia para ser percebida.
7.2 Fechamento
Tendência ao completamento ou
fechamento de formas incompletas, alcançando assim maior grau de estabilidade e
regularidade.
7.3 Simetria
Tendência a organizarmos
perceptualmente os estímulos de modo aobtermos estruturas simétricas.Formas
simétricas são mais equilibradas.
7.4 Continuidade
Tendência a se agrupar os
componentes que permitam a continuidade de uma linha (reta ou curva) ou de um
movimento (continuação natural).
7.5 Destino
comum
Objetos que se deslocam numa
mesma direção (ou no mesmo sentido) e com a mesma velocidade, são percebidos
como um conjunto unificado.
7.6 Proximidade
A proximidade entre os estímulos
é indispensável para percebê-los como componentes de um conjunto unificado.
Gestalt forte – Conjunto
caracterizado por intensa interdependência de seus componentes e elevado grau
de coesão.
Gestalt fraca – Conjunto
caracterizado por menor interdependência de seus componentes e grau de coesão.
7.7 Semelhança
Estímulos semelhantes tendem a
ser percebidos como grupo.
7.8 Movimento
(ou contraste)
Num campo de estímulos inertes, a
presença de um estímulo em movimento (condição de contraste) faz com que tal
estímulo destaque-se como figura.
8. APLICAÇÃO
DA TEORIA DA GESTALT NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Segundo Wertheimer alguns
indivíduos são capazes de subitamente encontrar a solução de um problema devido
a uma nova maneira de organizar campo perceptual.
DETOUR (rodeio, desvio, contorno)
– è o afastamento físico em relação auma meta e sua solução caracteriza o
comportamento inteligente do animal.
INSIGHT – Discernimento súbito da
solução de um problema, a partir deuma nova apreensão dos componentes e das
relações significativas do campo.
A flexibilidade perceptiva
constitui-se o fundamento do insight.
8.1 Bom
e Mau acerto
Os Gestaltistas classificam os
acertos como bons ou maus em função do tipo de processo que conduziu ao acerto.
Bom acerto – Não é dado pelo fato
da resposta corresponder àquela tida como certa e esperada. Implica m domínio
cognitivo na estratégia de solução da situação problema.
Mau acerto – Resposta tida como
certa e esperada resulta do acaso memorização automatizada. Reprodução mecânica
do conteúdo memorizado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS
FUKUI, L. Família: conceitos, transformações nas
últimas décadas e paradigmas. In: PALMAe SILVA, L. A.; STANISCI, S. A.;
BACCHETTO, S. (orgs) Famílias: aspectos conceituais equestões metodológicas em
projetos. Brasília: MPAS/SAS. São Paulo: FUNDAP, 1998.
PENNA, Antônio Gomes. Introdução ao Gestaltismo.
Rio de Janeiro: Imago,2000.
PESTANA, Emanuel e Ana Páscoa, Dicionário Breve
de Psicologia, Editorial Presença, 2.ª Edição
SCHULTZ, Duane P. e Sydney Schultz, História da
Psicologia Moderna, THOMSON, Tradução da 8.ª edição norte-americana.
www.linguagemvisual.com.br/gestalt.php
[1] Dissertaremos adiante sobre o que é Phi.
[2] Ver slide com as figura presentada cada
tópico
[3] Os slide com as figuras exemplificam cada
princípio
[4] Isingth substantivo masculino
1 clareza súbita na mente, no intelecto de um
indivíduo; iluminação, estalo, luz
2 Rubrica: psicologia. compreensão ou solução de um
problema pela súbita captação mental dos elementos e relações adequados
3 Rubrica: psicologia. nova reação que aparece
subitamente, não baseada em experiências anteriores, segundo as teorias da
Gestalt
[5] ver slide
[6] Figura do site: http://mundoedesign.blogspot.com.br/2009/10/leis-da-gestalt.html<acessado
dia 07/10/2012>
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