quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

RESENHA: FILME O PODER ALÉM DA VIDA


 O filme retrata a história real de uma equipe de ginastas que tenta conquistar seus sonhos que é competir na olimpíada de ginástica masculina e ganhar a medalha de ouro. Nesse trajeto longo de treinamentos a equipe possui descompassos como pensamentos negativos, ansiedade, medo, descontrole, diversão exagerada, sexo e bebidas. Um dos atletas se destaca do grupo, pois adquire um conhecimento privilegiado, um treinamento de como controlar sua mente, poder de reflexão e pensamentos.
Neste período de transição entre a escuridão e a luz esse atleta sofre um acidente que muda sua vida, pois o impossibilita de continuar sua carreira de atleta, seu maior sonho, que ama mais que tudo. Um grande período de reflexão torna sua rotina diária e o poder de auto-conhecimento sobre ele mesmo gera as forças suficientes para seu retorne ao que ele mais ama, a ginástica, junto com sua equipe. Então, chega a tão almejada vitória, só que com outro significado, bem diferente do que ele imaginava antes. Sua missão desde então passou a ser desvendar o grande mistério e a ajudar seus amigos e após o mundo.
Essa história pode ser comparada com a teoria de Platão desenvolvida com base no mito da caverna que, em sua mais profunda análise, retrata o retorno à caverna por parte daquele que se libertara das algemas com a finalidade da libertação daqueles que permaneceram como escravo. Esse retorno é o compartilhamento da contemplação do verdadeiro. O homem que viu a luz, o verdadeiro bem deverá correr o risco de retornar a escuridão para transmitir o conhecimento.
Sócrates em busca da essência do homem descobriu que é a alma e nos ensina que devemos cuidar dela mais do que o corpo. A alma deve ser ótima e virtuosíssima e é dessa virtude que nascem as riquezas e todas as outras coisas que são bens para os homens, e que finalmente os tornam felizes. A virtude significa aquilo que torna a coisa boa e perfeita, aquilo que se faz com a alma e com amor é o verdadeiro conhecimento. Os valores da alma se resumem todos no conhecimento. E ao contrário disso o vício é a falta do conhecimento, um erro involuntário.
As pessoas geralmente se enganam sobre o que é a verdadeira felicidade. A verdadeira felicidade é ter o autocontrole da nossa mente, é amar o que fazemos ao ponto de não perceber nem o início nem o fim desse caminho e nessa trajetória para a realização de um sonho viver tudo com a satisfação de simplesmente amar. As respostas devem ser procuradas dentro de nós mesmos, em uma mente que deve estar limpa e vazia do lixo que costumamos guardar no dia-a-dia (pensamentos negativos, competitividade, ansiedade de conquistar reconhecimento dos outros).
Aprendi que o verdadeiro guerreiro não procura a perfeição ou a vitória, simplesmente serve aos outros com que mais ama, seguindo sua intuição, através de três elementos essenciais: paradoxo, humor e mudança. Pois a felicidade está na jornada e não no destino e que devemos nos concentrar no presente: aqui, agora, neste momento.  

Boa vista- RR: 10/12/2012
Gleiciane Ferraz de Sousa Levino

4 comentários:

  1. muito bom se formos fazer o que o filme mostra que é esvaziar a mente e viver o momento veremos como é bom!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente análise, eu não havia feito a conexão com "O Mito da Caverna", obrigada por compartilhar e, assim, ajudar a trazer luz e reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Excelente análise, eu não havia feito a conexão com "O Mito da Caverna", obrigada por compartilhar e, assim, ajudar a trazer luz e reflexão.

    ResponderExcluir